10 coisas que não podem faltar no seu e-commerce

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Anúncios espalhados pela internet incentivando a abertura de uma loja virtual não faltam. O que muitos não dizem é sobre a gestão de um e-commerce. Ao montar uma loja virtual é preciso pensar em uma série de coisas e, principalmente, entender do mercado em que se está entrando. O comércio online e o real têm muitos pontos em comum, mas as estratégias do mundo virtual possuem suas próprias características.

Canais de atendimento

Tenha um diálogo aberto com o cliente da sua loja. As opiniões e críticas dos seus consumidores irão contribuir no aprimoramento da sua loja virtual. Manter esse diálogo é fundamental.  Para isso, ofereça diferentes tipos de atendimento como um telefone para contato, Whatsapp, e-mail, links para os perfis oficiais da loja em redes sociais e também um chat online. A comunicação espontânea virá pelos canais que os clientes acharem mais adequados, por isso é importante oferecer vários tipos de canais.

FAQ

Ter um leque de canais de atendimento fará com que você receba muitas dúvidas e sugestões semelhantes. Para evitar as informações repetidas e poupar trabalho da equipe de atendimento dedique um tempo na elaboração de um Frequently Asked Questions, mais conhecido como FAQ. Trata-se de uma lista com as perguntas mais comuns feitas pelos clientes da loja. Muitas dúvidas de clientes podem ser resolvidas com um FAQ.

Atendimento online

Se você optou por oferecer um canal de atendimento online, como um chat, evidencie isso nas páginas da loja. Ter um atendente online do outro lado do "balcão virtual" transmite mais segurança para o consumidor.

Variedade de pagamentos

Isso é uma regra para qualquer tipo de comércio. Tanto as lojas do mundo físico, quanto e-commerce precisam oferecer as mais variadas formas de pagamentos. Cada cliente possui um perfil de consumo diferente e utiliza métodos de pagamento diferentes. Além dos tradicionais cartões de crédito e boleto bancário, oferecer suporte para sistemas de pagamento online faz toda diferença.

Arquitetura da informação

Existem teorias extremamente elaboradas a respeito da arquitetura da informação para web. É através delas que uma loja virtual consegue tornar qualquer produto acessível em até três cliques, não importando em que página o cliente está.

SEO

Search Engine Optimization significa otimização para mecanismos de busca. Mais conhecido pela sigla de SEO, esse conjunto de práticas faz com que seus produtos apareçam nos primeiros resultados de buscadores como Google. Boa parte do sucesso de uma loja virtual está relacionado a um bom trabalho de SEO. Uma pessoa que pesquise por "sapato" no Google e caia na sua loja virtual de sapatos é um cliente em potencial.

Busca interna

A busca interna é uma mina de ouro para a boa gestão de uma loja virtual. Tenha um sistema de busca que registre todas as consultas dos usuários. Isso permite que você monitore o que os clientes de sua loja estão procurando. Com essa ferramenta implantada é como se eles dissessem exatamente aquilo que desejam comprar. Desse modo, você poderá oferecer o produto, aumentando suas vendas. Além disso, um bom sistema de busca ajuda o cliente a chegar mais rápido no que deseja.

Redes Sociais

Se ter um bom trabalho de SEO é importante para aparecer nos buscadores, estimular o compartilhamento de seus produtos é uma boa maneira de marcar presença nas redes sociais. Na página de cada produto, disponibilize botões de compartilhamento para as principais redes.

Conteúdo relacionado

Um cliente digitou "sapato" num buscador e caiu na sua loja. Contudo, a página que ele viu não mostrou um sapato do jeito que ele gosta. Qual é o próximo passo desse cliente? Se você não relacionar seus produtos, certamente ele vai fechar o seu site e voltará para o buscador. Procure oferecer uma lista de alguns produtos similares logo abaixo do produto principal.

Descrição de produtos

Por fim, uma das regras mais importantes para lojistas virtuais. Detalhe ao máximo os seus produtos. Tenha uma ficha técnica com informações como peso, largura, altura, profundidade, cor, material de fabricação, etc. Outra maneira bastante interessante é oferecer várias fotografias do produto em ângulos diferentes.

Para ter bons negócios, é preciso ter uma plataforma que tenha todas as funcionalidades para auxiliar todo processo de compra. Para isso, não deixe nenhuma dessas 10 coisas de lado. Confira os demais artigos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão da GVM Sistemas.

Até a próxima!