ERP ou CRM: do que sua empresa precisa?

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Todos que trabalham com gestão são comprometidos com resultados. Para consegui-los, é preciso ter um bom relacionamento com o cliente, tal como faz um CRM. Porém, organizar processos e ter uma boa gestão da empresa também é fundamental, tal como faz um ERP. É nesse momento que as dúvidas surgem. O que é essencial?

Antes de tomar decisões definitivas, é necessário saber o que é e como funciona ambas ferramentas para a sua empresa.

CRM

A sigla conhecida, Customer Relationship Management, ou seja, é um software voltado para a gestão de relacionamento com o cliente. Através de várias funções presentes na ferramenta, é possível analisar o comportamento dos seus leads e fiéis clientes, objetivando otimizar as ações do seu negócio e aumentar o número de conversões.

ERP

O ERP, Enterprise Resource Planning, é algo mais profundo, sendo ele um sistema integrado de gestão empresarial. Através dele é possível automatizar processos e integrar as atividades comerciais, contábeis, financeiras, fiscais, de estoque, compras, recursos humanos, produção e logística. Essa facilidade traz a sincronia entre os departamentos, eliminando a necessidade de retrabalhos, diminuindo custos e evitando perda de informações.

Agora você sabe a funcionalidade de cada uma e que ambas soluções trazem diversos benefícios para qualquer empresa, incluindo a sua, mas na impossibilidade de ter as duas de imediato, qual seria melhor?

Se você chegou até aqui, já deve ter uma noção sobre recorrer a um software ERP ou CRM para o seu negócio, considerando as inconsistências e desafios que possui. Certo? Enquanto um gere os recursos internos do negócio, o outro ajuda na gestão das vendas centrado nos potenciais compradores. Isso é o básico.

Vale ressaltar que ambos os sistemas de gestão são importantes para o varejo. Eles são, inclusive, complementares. Na revenda de produtos, por exemplo, trabalhar com software ERP e CRM conjuntamente favorece na lucratividade do negócio por gerar o conhecimento sobre o que fazer para ser mais rentável.

Para ficar mais claro, o trabalho integrado propicia que você delineie sua estratégia de vendas considerando o impacto em todas as áreas do negócio. Por exemplo:

  • Marketing sabe o que, para quem e quando oferecer cada produto;
  • Comercial consegue identificar oportunidades de promoção para dar giro ao estoque;
  • Compras sabe quais produtos precisam ser repostos, quando e sua quantidade para não deixar o dinheiro mobilizado, além de reconhecer melhores oportunidades de negociação com fornecedores;
  • Suprimentos mantém o controle do volume de produtos atualizado em tempo real, garantindo que não haja oferta ou compras sem entrega;
  • Financeiro consegue projetar melhor a margem de lucro, os custos que refletem no preço final de venda, a projeção de lucro conforme estimativas baseadas no histórico; dentre outros.

Também vale se atentar que pouco adiantará ter um software CRM se não há um ERP na empresa. Isso porque o acompanhamento dos resultados de negócio está mais passível a erros, retrabalho e um gasto maior de tempo para considerar todos os pontos de integração e automatização do sistema.

Agora que você já sabe o que são, para que servem e como decidir por um ERP ou CRM em sua empresa, aproveite para conhecer o CIM Controle, um pacote com funcionalidade completa. Pensado, concebido e desenvolvimento 100% para empresas de todos os ramos, a solução atende desde pequenos estabelecimentos comerciais a rede de lojas e franquias.

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Até a próxima!