Como estar de acordo com a regulamentação e controle fiscal

Compartilhe:

Todo gerente de empresa tem em mente que as práticas feitas na empresa precisam estar de acordo com as leis vigentes no país. Porém esse é um grande desafio, pois as burocracias e taxas existentes nem sempre podem ser do conhecimento da gerência. Por isso alguns problemas como erros em declarações e escrituração podem ocorrer. Falhas como essas podem trazer grandes prejuízos e até mesmo levar a empresa a falência.

O maior volume de transações financeiras acontece no varejo, e por isso uma gestão cautelosa atendendo as leis federais, estaduais e municipais evita encargos desnecessários e pesados em casos de erros na contribuição de impostos e tributos obrigatórios.

Mas para evitar toda essa dor de cabeça existem alguns métodos que iremos lhe mostrar nos tópicos a seguir:

1 - Tenha uma equipe qualificada

Toda a saúde financeira da sua empresa passa pelas mãos de sua equipe. Por isso é crucial que as pessoas que mexem com sua parte fiscal sejam extremamente competentes, assim as tarefas serão feitas com o mínimo de erros possíveis. Além disso, a contratação de um sistema de gerenciamento empresarial, ERP, ajudaria muito no quesito de controle de tais informações.

2 - Verificação de obrigações fiscais

A complexidade em lidar com as leis faz com que as obrigações fiscais sejam uma das partes mais difíceis de se lidar na empresa. Os ERPs estão atualizados quanto a esse problema e hoje conseguem gerenciar a área fiscal da empresa, tornando as tarefas mais simplificadas e garantindo sua empresa em dia com o governo.

3 - Integração entre áreas

O ERP irá te ajudar a juntar informações sobre as áreas necessárias para que você esteja cumprindo todos os requisitos legais para estar em dia. Para se garantir um bom funcionamento do ERP ele deve estar integrado com: SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, e Emissor de cupom Fiscal, que comumente é utilizado para transações comerciais diárias.

4 – Nutrir seu ERP de informações corretas

Para seu ERP ter um desempenho maximizado quanto questões fiscais é sempre bom ficar de olho na manutenção do cadastro básico dos seus clientes, fornecedores, endereços, cidades, informações que quando necessárias precisam ser atuais. Também é necessário inserir no sistema as alíquotas exatas que incidem sobre sua empresa, enquadrada no fisco. Sempre ter em mente que é necessária a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) durante qualquer operação de faturamento ou devolução, o que irá garantir a baixa necessária dos produtos em questão no estoque e manter o inventário em dia. É extremamente importante garantir a certeza sobre as informações de entrada e saída da empresa, todos essas informações e processos movimentam valores, produtos e serviços, que precisam ser registrados e apurados nos livros fiscais de seus respectivos exercícios.

Todas essas ações em conjunto com o ERP garantem uma gestão tributária que minimiza erros e garante agilidade na gestão dos processos, garantindo assim um acompanhamento e gestão da empresa mais eficiente e seguro.

Quer aprender mais sobre as vantagens de um ERP? Confira os demais arquivos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão empresarial da GVM Sistemas.

Até a próxima!