Problemas em achar informações na sua empresa?

Compartilhe:

Se você vira e mexe não consegue tomar decisões cruciais na sua empresa devido a falta de informações e embasamento para tomar direcionamentos que irão influir diretamente no crescimento você veio ao lugar certo. Aqui iremos lhe mostrar como resolver o problema com a falta de informações.

Os Enterprise Resource Planning (ERP), em português também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG) são sistemas que integram dados de vários setores de uma empresa, assim automatizando processos para uma melhor gerência.

A utilização de um ERP em sua empresa lhe trará grandes benefícios. A integração entre os setores deixará os processos mais fáceis de serem controlados, e as análises para decisões para a empresa serão tomadas com mais confiança e embasamento. Assim, o ganho de tempo na execução de tarefas diárias também será maximizado.

Muito legal, né? Porém, nem tudo são flores. Tudo vai depender do tamanho de sua empresa, e quando ela vai demandar do sistema, assim, o sistema tem que ser adequado as suas necessidades.

Então confira nos tópicos abaixo se é cedo demais para você implantar um ERP em sua empresa ou se realmente você necessita dele:

Melhoras com um sistema ERP

Além das melhoras já citadas anteriormente, um sistema ERP possibilita à sua empresa:

  • Redução no número de processos como resultado da automatização;
  • Ganho de tempo nas práticas rotineiras;
  • Informações entre setores com maior qualidade;
  • Tendência em diminuir erros humanos no uso de dados;
  • Diminuição de retrabalhos;
  • Fácil acesso a dados e informações;
  • Segurança na gestão de dados.

O valor de um ERP?

Os ganhos com a aquisição de um ERP geram grande interesse, mas tem que ser em mente a avaliação dos custos para a aquisição do sistema. E quando falamos em custos não podemos pensar apenas na forma monetária, mas também sobre o tempo, tempo esse que será dispendido na implantação, que pode lhe custar muitas horas de um profissional na instalação do sistema. Não podemos esquecer também os treinamentos que serão ministrados aos funcionários para que possam desenvolver as atividades posteriormente, mas que não deixem de fazer as que atualmente são feitas durante este período de transição.

Além disso você precisará pagar uma taxa mensal para o uso e manutenção do sistema, além é claro do suporte que será ofertado pelo fornecedor para que erros ou dúvidas sejam sanados.

Por trás disso tudo, o sistema ERP precisará de ajustes para se incorporar a sua empresa. Ao contrário de outros produtos que você tira da caixa e começa a utilizar, ele precisa ser moldado a sua empresa com alguma otimizações e personalizações. E isto pode acarretar em outros custos.

Mas em contrapartida, uma grande vantagem do ERP é que ele é modular, ou seja, você não precisa implantar ele todo de uma vez. Você pode começar a implantar por setores que você ache que irão se comportar melhor para o começo do uso do sistema e depois ir englobando o restante da empresa.

Como escolher um ERP para a sua empresa

A escolha de um sistema ERP deve ser criteriosa. Não adianta querer comprar um sistema se a sua demanda não for plenamente atendida. O mercado oferece diversas opções e, por isso, você deve pesquisar a fundo cada uma delas.

Você irá encontrar mais informações neste outro artigo (O que saber antes de contratar um ERP).

Gostou das dicas e quer saber mais? Confira os demais arquivos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão empresarial da GVM Sistemas.

Até a próxima!