O que saber antes de contratar um ERP

Compartilhe:

Quando a empresa se depara coma situação de que é inevitável a contratação de um software ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) vem a pergunta a cabeça dos gestores: Qual contratar? E como?

É por isso que neste post listamos algumas das características que os gestores precisam estar atentos ao ir ao mercado adquirir o seu ERP.

E antes de tudo é aconselhável procurar por alguém que já tenha passado pelos mesmos obstáculos e que tenha informações valiosas para te passar sobre todo esse processo. Mas caso se sinta mais seguro, a ajuda de um consultor especializado pode facilitar.

Avaliar a reputação do fornecedor

Durante a escolha do fornecedor do sistema para sua empresa, avalie a reputação do fornecedor no mercado. Lembre-se também que cada área de atuação possui requisitos diferentes e que o sistema precisa entregar o que se propõe de fato. Então, certifique-se que o ERP em questão irá atender as suas necessidades. Faça uma pesquisa criteriosa a respeito do fornecedor, visite site, ouça a opinião de outros clientes e tenha em mente que qualquer sistema é passível de erros, então tenha total certeza que terá suporte do fornecedor quando necessário.

Assista a uma demonstração

Antes de finalizar negócio veja se é possível com a empresa uma demonstração. Isso lhe ajudará a entender como irá funcionar o sistema e as etapas de implantação que se sucederão. Em caso de recusa em uma demonstração, fique atento, o fornecedor pode estar escondendo algo de você, e isso não é animador.

Usabilidade

Um dos pontos mais importantes a se ater na escolha do ERP é a sua usabilidade. O sistema precisa abranger todas as suas necessidades, mas antes de tudo é necessário que ele seja de fácil compreensão e uso. Um sistema complexo demais não irá te trazer benefícios, além de você continuar com os problemas que já tinha anteriormente. O custo com treinamentos também irá elevar suas despesas com o sistema, e seus funcionários podem se sentir acuados a utilizar a ferramenta.

Um sistema para sua empresa

A aquisição de um sistema ERP é uma decisão muito importante, por isso os gestores precisam pensar no futuro da empresa e se aquele ERP se encaixa nas ambições da empresa a longo prazo, pois ele desempenhará um papel fundamental nas decisões tomadas pela empresa para seu crescimento, sem que de tempos em tempos tenha que refazer todo o treinamento com os funcionários.

Fique atento a segurança

O sistema ERP ficará encarregado das informações da empresa e por isso é necessário restringir o acesso de acordo com a hierarquia da empresa. Proteger seus dados é fundamental.

Assim, procure saber com o fornecedor como ele lidará com os temas de segurança de dados, backups, perdas de dados. Nunca se sabe quando você precisará desse suporte.

Contratar uma empresa maior nem sempre é a melhor opção custo x benefício

As maiores empresas podem ter uma solução robusta de ERP, mas uma pequena empresa pode ser capaz de fornecer o mesmo conjunto de recursos e estar mais disposta a trabalhar com você para personalizá-lo às suas necessidades. Isso porque o seu negócio é crucial para o negócio dela.

Dessa forma, uma pequena empresa pode oferecer um tipo de parceria mais pessoal do que uma grande empresa. Além disso, você estará mais próximo dos donos em caso de algum tipo de problema.

Gostou das dicas e quer saber mais? Confira os demais arquivos do nosso blog e clique aqui no link e se cadastre para receber mais materiais sobre ERP e sobre o CIM, o sistema de gestão empresarial da GVM Sistemas.

Até a próxima!