Análise 360º para análise de negócios

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Você tem muitas ideias? Vê oportunidades de negócios em cada esquina, mas não sabe se é vantajoso ou traz uma oportunidade real? Se utilizar o método da Análise 360, poderá ter essa e outras respostas.

 

No blog começamos a falar sobre o planejamento para o próximo ano e para tanto, certamente, novos conceitos, produtos, serviços, ideias vão surgindo, mas como saber se o insight que veio é realmente uma forma de formar novos negócios e, principalmente, se é viável ou faz parte de seus ideais? Portanto, iremos abordar sobre a Análise 360º.

Para iniciar a análise da oportunidade é preciso escolher que ideia será avaliada. Certamente haverá mais de uma ideia em mente, nestes casos será necessário repetir a análise para cada uma delas.

A Análise da Oportunidade é feita em duas etapas, onde:

  1. A primeira avalia o aspecto externo da ideia, ou seja, sua relação com o mercado/público alvo;
  2. A segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, a relação da ideia com o seu perfil de negócio e principalmente o de empreendedor.

A melhor ideia, oportunidade, será aquela que conseguir as maiores notas nas duas etapas.

 

Aspectos internos

 

Quanto ao princípio da ideia, observando-a internamente, temos que levar em consideração que toda boa oportunidade de negócio deve resolver um problema. Pode parecer estranho, mas sim, todos os produtos ou serviços que estão disponíveis hoje visam resolver problemas.

Infelizmente muitos empreendedores têm ideias, mas não se atentam sobre ou não sabem quais problemas resolveriam por meio delas.

Para que haja uma luz quanto a essa questão de “resolver problemas” vale dizer, mesmo que brevemente, sobre a relevância do problema a ser resolvido, considerando a Hierarquia das Necessidades, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, em 1943. Maslow dividiu as necessidades/problemas das mais básicas – de ordem fisiológicas/sobrevivência, até as mais simbólicas, relacionadas à autoestima e autorrealização. Normalmente, quanto mais simbólico for o problema que sua ideia resolve, maior tende a ser a margem de lucros.

Vale considerar algo importante quanto os aspectos internos antes de continuar.

Mesmo que você avalie com as maiores notas os aspectos externos de sua ideia de negócio, ela pode não ser a melhor oportunidade para o seu perfil empreendedor. As melhores oportunidades de negócios para uma pessoa estão na intersecção, combinação, de suas paixões pessoais com seus conhecimentos e com aquilo que o mercado quer pagar.

Nesse contexto, a ideia escolhida precisa ser avaliada de acordo com critérios pessoais listados a seguir:

  • Representa uma de suas paixões pessoais? É preciso gostar de resolver o problema e não apenas do produto/serviço em si. Alguém que venda sapatos deve gostar do benefício do sapato e não apenas do sapato em si.
  • Caracteriza um desafio intelectual que o motivará agora e a médio/longo prazo? Entende e gosta de saber que sempre precisará aprender mais sobre o problema que resolve?
  • Tem um mercado consumidor amplo? Grande o suficiente para atender seu desejo de impacto por meio do seu negócio?

Afinal, você conviverá com essa escolha todos os dias e precisará encontrar meios para que seja lucrativo e ajude no processo de realização próprio.

 

Aspectos externos

 

A análise dos aspectos externos também implica a avaliação de quatro critérios a respeito da avaliação de uma oportunidade de negócio. Assim, o problema que a sua ideia resolve tem a resposta/solução para as perguntas listadas a seguir:

 

  1. Benefício claro para o cliente? Ou seja, o cliente vê o produto/serviço e já percebe como isso será a melhor solução para o problema que ele tem?
  2. Tamanho de mercado adequado? Em outras palavras, resolve o problema de um número significativo de pessoas?
  3. Potencial de lucratividade e rentabilidade? O número significativo de pessoas da questão anterior é grande o suficiente para gerar os resultados financeiros esperados pelo empreendedor e/ou investidor?
  4. Diferenciação/inovação? Aqui não vale só copiar o que já existe. A ideia é realmente melhor que as soluções já oferecidas pela concorrência?

 

Quadro da análise 360º

 

Tendo sido apresentado os principais conceitos da análise 360º e as respostas dos problemas terem respostas efetivas, práticas e factíveis é necessário que o quadro a seguir seja preenchido.

Quanto mais “bolinhas” forem marcadas mais a sua ideia é viável e apresenta uma possibilidade de negócio.

 Quadro para análise 360º de ideias

 

Por meio deste quadro será possível começar a testar as ideias antes mesmo de começar, logo o investimento de tempo será o seu maior ativo neste primeiro momento.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as vantagens e benefícios que “resolver problemas” pode trazer, visando os aspectos pessoais, empresariais e até mercadológicos deixamos como sugestão o livro “Problemas? Oba! - a Revolução Para Você Vencer No Mundo Dos Negócios”, do Roberto Shinyashiki, lançado pela editora Gente.